Diretório
  • Registar

Junta de Freguesia Ponte Rol

462.jpg
462.jpg
464.gif
463.jpg

Detalhes da Entidade

Morada
Rua Vasco Gama, 4
Cod. postal
2560-171
Telefone
261 331 318
Fax
261 332 512
Acessos
5511
Votar
0 votos
Favoritas:
0

HISTÓRIA DA FREGUESIA


Orago: Nossa Senhora da Conceição
População: 2500 habitantes aprox.
Área geográfica: 9,2 Km2
Actividades económicas: Agricultura, indústria de lacticínios e panificação, comércio e indústria.
Festas e Romarias: Festa anual em honra de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos (Maio), Festa anual de Gondruzeira (Maio), Marchas Populares e Tasquinhas (Junho – S.to António), Festa S. João Baptista em Benfica (Junho – S. João), Sagrado Coração de Jesus (Outubro) e N.ª Senhora da Conceição (8 de Dezembro),
Património cultural e edificado: Igreja Matriz, cruzeiro, moinhos, poço antigo e casas senhoriais.
Gastronomia: Bolo de ferradura, broas dos Santos, serrabulho e carne à avó.
Artesanato: Pintura de louça, fabrico de vassouras, latoaria e calçado.
Colectividades: Grupo Desportivo Recreativo Cultural Ponterrolense, Grupo Desportivo Recreativo Cultural Gondruzeirense, Associação de Solidariedade e Acção Social de Ponte do Rol, Associação Cultural e Recreativa de Benfica, Juventude Musical Ponterrolense – Associação BJMP, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas e Jardim de Infância de Ponte do Rol e Agrupamento de Escuteiros. A Freguesia dispõe ainda de uma Casa da Cultura (Salão Paroquial) e um Grupo de Motards (Moto Laranja).


A Freguesia de Ponte do Rol encontra-se a cerca de 4 Km de Torres Vedras. Situa-se na margem direita do Rio Sizandro e é composta pelos lugares de Ponte do Rol, Gondruzeira, Gibraltar, Soito e diversos casais.
O nome de Ponte do Rol, deve a sua origem à passagem de um dos nossos reis por aquele lugar, ao qual pedindo-lhe o povo que lhes mandasse fazer uma ponte sobre o Rio Sizandro, ele prometeu-lhes que sim, tornando o povo na despedida a lembrar-lho, ao que ele respondeu: “vai na ponta do rol”.
Sobre o passado da Freguesia, os factos tendem a apoiar-se em factores de ordem geográfica. Ao que parece, houve tempos em que o mar ganhava mais espaço à terra. Bem perto da zona marítima, naquela que era então a foz do Rio Sizandro, os romanos fizeram crescer uma vila de certa importância económica a que chamaram de Gibraltar.
Com a chegada dos romanos à Península Ibérica no séc. III a.C., os povos lusitanos foram obrigados a abandonar os seus castros, no alto dos montes, e a descer para os vales fluviais, mais férteis e produtivos.
A romanização fez-se sentir primeiro na instalação de novos povoamentos, mas também na técnica de construção das habitações, na construção de estradas e de pontes, e a nível económico e financeiro, a alteração profunda do regime fiscal e a introdução de novas técnicas agrícolas.
A fundação da freguesia terá ocorrido em 1530, exactamente no mesmo ano em que foi concluída a igreja paroquial, dedicada a Nossa Sr.ª da Conceição.
Para além da igreja paroquial, existe um cruzeiro, quatro fontanários, várias casas antigas, nove poços, duas pontes e dois moinhos, um dos quais ainda em actividade, na Gondruzeira. A Quinta da Palha, brasonada e com capela, é o mais importante bem arquitectónico de Ponte do Rol. A igreja paroquial terá sido construída no Séc. XVI.
A nível económico a freguesia de Ponte do Rol, foi uma das que sofreu um maior desenvolvimento, dentro do concelho.


MAPA GOOGLE

Onde Estamos:
Av. Tenente Valadim, 16 C
2560-274 Torres Vedras
Horário de Funcionamento:
Seg. a Sex. 9.00 ás 18.00
Encerramos ao Sáb. e Dom.

O PROJECTO ONLINE

O portal Guia do Oeste, surgiu em 2005, de uma sinergia criada entre a Guia do Oeste e a Globalfree, empresa de Imagem e Comunicação.